quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Feira do Livro 2017!!

Yooo minna
Como eu amo a feira do livro trago-lhes um pouco do que foi. Esse ano fiquei realmente em dúvida se ia ou não, afinal estava sem dinheiro - como sempre - e queria comprar coisinhas no shopping. Acabei decidindo por ir, afinal a feira do livro acontece apenas uma vez por ano :v
Diferente dos outros anos, meu irmão foi e ficou perdido/decepcionado. Ele disse que esperava mais e que parecia um evento de anime, só que com livros. Então eu fiquei pensando, para ele - e meu namorado - andar pela feira do livro é como ir num evento de anime mesmo: você olha as bancas, vê se tem algo diferente, compara o preço de uma coisa na outra banca pra ver se está mais barato e no fim leva algumas poucas coisas.
Claro que, assim como nos eventos, a feira do livro tem atrações, mas nós não costumamos ir ver as atrações, só olhar e comprar coisas mesmo. Mas, vou deixar meu relato (que postei no instagram) sobre o que eu penso da feira do livro.
"O que eu mais gosto na feira do livro é que, pelo menos eu, não se vai procurando um livro, mas sim querendo encontrar algo. Pode parecer confuso, mas a primeira vez que eu fui estava decidida a encontrar um livro que eu amei (que a Mô me emprestou), mas não encontrei em lugar algum, ao invés disso encontrei aquele que veio a ser meu livro favorito. Nas próximas feiras a mesma coisa, ano passado por coincidência encontrei o ultimo volume que havia na feira de um livro recém traduzido que tem muuuita informação sobre genética (que é uma área que amo). Esse ano eu queria algo diferente, pensei em comprar Will & Will, mas então achei esse da foto e me pareceu encaixar tão bem com o diferente que eu queria. Meu namorado não queria um livro, até toparmos com Battle Royal (livro que inspirou PUBG, que é seu jogo favorito). O mano queria algo, mas é tão desacostumado com a leitura que nem sabia por onde começar, até encontrarmos um livro que ele curtiu (apesar de ficar em dúvida entre Pax e este que ele levou). Essa é a magia da feira do livro, vc se encontra em algo que não estava esperando, num ambiente receptivo que te convida a abrir a mente para todas as possibilidades."

Apesar do início parecer meio filosófico/confuso faz todo o sentido para mim. Talvez você não experiencie isso na primeira, nem na segunda vez que for na feira (bienal em outros estados), porém quando se der conta sua visão até mesmo sobre a leitura vai mudar.
Mas deixando de lado minha visão sobre a feira, vamos para a parte onde falamos sobre os livrinhos. Nessa feira vi bastantes livros diferentes, que ou eu não tinha notado nas outras, ou eles realmente não estavam lá. Dessa vez eu realmente não sabia se ia levar algo ou voltar de mãos vazias, acabei por comprar "Deixe a neve cair", um livro que reúne três contos e eu já tinha visto, mas nunca me interessei. Fiquei em dúvida entre este e Will & Will, porém o último estava com um preço exorbitante se comparado ao que você acha na internet.


Meu irmão queria algo, apesar de não ler muito, e não fazia ideia do que comprar, então encontramos um livro que parece interessante e do qual eu já tinha ouvido falar, o primeiro volume de uma saga "O aprendiz de assassino".

Já meu namorado não queria levar nada porque estava sem tempo para ler (alias isso dá um gancho para algo que quero muito falar depois dessa parte), mas eu queria dar algum livro para ele. Então, na mesma banca onde compramos o livro do mano, encontramos o livro de "Battle Royal" que inspirou o jogo (que é a nova sensação) PUBG. Como ele já tinha falado muito nesse livro e não tinha encontrado mais nada, levamos esse. Eu alias comecei a ler quando estavamos na casa dele e eu estava entediada. O tema de Battle Royal me lembra muito BTOOOM!!!, que alias veio depois dele, mas como eu conheci BTOOOM antes é o primeiro que me vem à mente, e eu gostei bastante do início do livro, quando terminar de ler farei uma resenha aqui.


Como eu disse um pouco acima, tem uma coisa que eu queria muito falar sobre a feira desse ano. O slogan foi "Tempo para ler, todo mundo tem" pois a desculpa de muitas pessoas não lerem é a falta de tempo. Mas como nós sabemos, não é bem assim.
Eu mesma não estou lendo porque não tenho como me concentrar na leitura. O pouco tempo que tenho para ler no ônibus ou nos intervalos de aula seriam o suficiente para ler alguns dos livros que estão parados na minha estante, porém não consigo me concentrar em ler pois estou estudando em dois cursos - ainda - e se me desfocar muito não irei bem nas matérias. Estou consciente disso e por esse motivo não estou lendo agora, mas nas férias lerei tudo que não consegui esse ano.
Retomar o ritmo de leitura é dificil, iniciar um sem nunca ter tentado é pior ainda, mas a feira está incentivando, como sempre fez, dessa vez de uma forma mais descontraída. Uma das publicidades que vi na página do face era um vídeo de alguns minutos de alguém estourando um plástico bolha, outro sobre possíveis eventos paranormais, e no final de cada um aparecia a mensagem "Você acabou de assistir tantos minutos de tal coisa... Tempo para ler, todo mundo tem".
Essa publicidade foi genial, porque é ao mesmo tempo divertida e sincera. Você tem tempo, é só saber utilizá-lo. E você sabe que passa horas na frente do pc/celular em suas redes sociais fazendo nada (eu mesma faço isso).
Enfim, essa feira foi tão boa quanto as outras e pude aproveitar bastante inclusive. Espero poder levar meu irmãozinho mais novo nos próximos anos. Vocês costumam ir em feiras/eventos regionais? Comentem ai!

Por enquanto é isso, bye bye


Tahhh

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Precisamos falar sobre Zoe

Olá minna-san! Como vão?
Hoje trago para vocês uma matéria quentíssima sobre a mais nova campeã revelada de LoL: Zoe, o Aspecto do Crepúsculo. Você pode ver o Teaser dela aqui.


Desde que foi revelada, Zoe causou grande alvoroço na comunidade. Assim como todo campeão novo, muitos especularam quais seriam suas habilidades e em que lane ela se encaixaria. Em seu teaser observamos também seu estilo, tanto visual quanto mecânico.
Vou dividir essa matéria em 3 partes, inicialmente falarei sobre o estilo de jogo de Zoe, em seguida sobre sua estética e logo depois sobre uma coisa que me incomodou bastante: suas falas!
Então vamos a parte 1 0/

Ao serem reveladas as habilidades e detalhes da campeã começaram a questionar diversas coisas sobre essa menina brincalhona.
Alguns acham que suas habilidades são muito roubadas (visto que o criador de Zoe é o mesmo de campeões como Yasuo, Kalista e Zyra), outros acham que ela será fraca, mas, assim como muitos streamers, acredito que Zoe demandará muita mecânica. Combinar as skills, saber a hora de iniciar uma luta e escapar dela, vai requerer um nível considerável do jogador. Zoe trás um novo estilo de jogo e uma nova e inédita habilidade ao jogo: sleep. Zoe é a primeira campeã a possuir uma skill que faz os inimigos adormecerem, seu E se chama "Bolha do soninho" e tem a seguinte descrição:
"Zoe lança uma esfera que é detonada ao atingir o primeiro alvo, causando Dano Mágico e deixando o inimigo atingido sonolento. Depois de alguns segundos, os inimigos sonolentos adormecem brevemente e recebem dano adicional no próximo ataque ou feitiço. Sempre que um inimigo adormece, o Tempo de Recarga desta habilidade é reduzido."

Além de ter um estilo de jogo diferente, muitos estão falando sobre a estética de Zoe, que não lembra LoL. Suas expressões faciais e o modo como se apresenta lembra muito um personagem cartoonizada. Sim, Zoe é uma personagem diferente, afinal é somente a segunda personagem infantil do jogo (sem contar Amumu), e diferente de Annie - que é uma gótica trevosa que invoca um Urso em chamas pra te matar - Zoe é hiperativa, gosta de doces e coisas fofas assim como a maioria das crianças. 
Se eu pudesse descrever Zoe de uma forma, diria que ela é uma junção da hiperatividade da Jinx com a loucura da Lulu, numa criança que esbanja cores e expressões infantis. Mas porque isso incomoda tanto?

Imagem do facebook comparando as reações de jogadores sobre o rework da Eve e o lançamento de Zoe

A imagem acima apareceu na minha timeline do facebook bem depois de todos os videos, postagens e comentários sobre como Zoe é infantil e sobre estarem transformando o LoL em um "jogo de criança". Antes mesmo de ver essa imagem eu já tinha pensado nisso, pois amei o Rework da Evelyn, ela se transformou verdadeiramente na succubus que sempre foi, porém muita gente reclamou (e ainda reclama) de sua sensualidade - desde as falas, até a forma como foi dublada - com o argumento de que LoL é um jogo com grande público infantil. Não vou entrar muito nesse assunto aqui pois pretendo fazer uma matéria somente sobre isso e vou linkar quando estiver disponível, mas voltando ao assunto...
Quando Eve, uma personagem sensual por natureza, foi representada fielmente, houveram muitas represálias e reclamações pedindo uma mudança (a Riot inclusive teve de censurar a Eve na China, mas apenas de forma estética), já quando Zoe foi revelada, houveram reclamações por seu estilo infantil. A questão não é a sensualidade ou infantilização do jogo, é a forma como o jogo foi moldado. 
Os novos campeões, principalmente as femininas, vêm sendo criticados a cada lançamento, pois os Rioters estão tentando trazer coisas diferentes - não apenas mulheres padrões de peitos grandes e cintura fina que usam roupas chamativas, mas sim campeões que tenham essência e sentido. Taliyah e Illaoi são grandes exemplos, as duas foram duramente criticadas e chamadas de "feias" apenas por não seguirem o padrão estético das outras personagens.
Por mais que yordles sejam fofos e lembrem algo infantil, eles não são crianças! E já fazia muito tempo que o lol não recebia uma criança como campeã (praticamente desde seu começo). Então Zoe condiz com a nova atitude dos rioters em terem liberdade de criar personagens diferentes. Suas expressões faciais lembram muito o que fizeram com a Poppy e a Tristana, trazer expressões faciais ajudam e muito a fazer o campeão parecer mais animado. Os outros campeões ainda não possuem expressões, pois é algo novo (talvez difícil de se reproduzir), mas é bem provável que os futuros tenham.
Até agora o que sabemos de Zoe é que ela é um aspecto de Targon, assim como Pantheon, apesar de mal ter sido revelada já existem teorias sobre ela (até mesmo uma sobre ela ser um Darkin), mas isso é o que temos de oficial. Assim como temos também suas falas com interações especiais entre alguns personagens.
A dubladora de Zoe no NA faz com que a personagem pareça muito infantil e hiperativa, no PT ela parece muito menos ativa e um pouco mais velha (beirando a adolescência), o que eu acho que tirou um pouco da essência de Zoe. Porém não é isso o que me deixou mais chateada com os rioters que desenvolveram ela.

Splash Art Clássica de Zoe

Zoe tem uma personalidade infantil, por mais que o Aspecto que domine ela tenha milhões de anos e seja até mais velho que Aurelion Sol, ele ainda age como uma criança, então por que temos falas como "Vc é minha rival, prepare-se para ser destruída" direcionada à Lux? 
Em suas falas notamos como ela se dirige a yordles como coisas fofas e a Aurelion como um ser arrogante que não passa de um "pet" pra ela, mas também notamos um amor platônico por Ezreal e um ódio mortal pela Lux, motivo? Ciúmes (ou inveja).
Pode ser que com seu desenvolvimento no servidor oficial (não no PBE) a lore dela explique porque ela age desse jeito. Não estou dizendo que uma paixonite não pode acontecer, é até engraçadinha a forma como ela fica nervosa ao interagir com Ez, porém a competição feminina é o problema.
O que sabiamos do relacionamento de Lux e Ez antes de Zoe chegar era que eles teriam um caso, alguma relação escondida ou mascarada, mas nada confirmado. Então Zoe tem interações que dão a entender que eles estão namorando: ela fala para Ez "Não estou dizendo que Lux não é uma boa namorada, mas você podia fazer melhor", enquanto que para Lux ela diz "Você por acaso sabe que ele gosta de você?" o que ao meu ver há duas interpretações: Lux não dá muita bola para Ez ou Zoe acha que ela não dá a devida atenção que Ezreal merece.
Aonde quero chegar com isso tudo? Na rivalidade feminina, a competição por um homem. Tá, você pode estar me achando A feminazi radical, mas no fundo - e se você terminar de ler isso - vai ver que não é tanta loucura.

Quando a Ahri Star Guardian foi lançada, uma das interações com Xayah era "Seu namorado me ligou... de novo" e então já vemos um nítida rivalidade, pois Ahri é uma vastaya, assim como Rakan e Xayah, e usa de sua beleza para atrair os homens. Xayah é uma namorada ciumenta e facilmente irritável, por mais que eu não goste desse esteriótipo em um personagem tão legal, isso é parte da essência de Xayah. Plantar uma "traição" no jogo do único casal propriamente dito é bobo, mas ao mesmo tempo algo que dá uma história.
Já o amor platônico de Zoe por si só não faria mal nenhum, se não fosse o fato de ela odiar Lux só pelo fato de ela namorar o Ez. Essa coisa de endeusar sua paixonite é bem comum na adolescência, então não acho que a riot pecou nas frases onde Zoe fala que Ez é muito legal e bonito, porém fazer com que uma rivalidade entre duas meninas apareça por causa dele é reforçar o esteriótipo de que mulheres devem ser inimigas. 
O jeito agressivo como Zoe fala com Lux, suas frases e o contexto todo só reforçam isso. Ela podia ficar triste por Ez ter uma namorada, comentar isso, mas não forçar nada que desestimule seu relacionamento - que é exatamente o que ela faz quando fala que ele "ainda não notou o quanto eu sou legal" e que "odeio tudo sobre ela".
Por mais que o LoL tenha se desconstruído, tanto para o lado de que mulheres não precisam ser sensuais e usarem roupas curtas (como ele faz com Taliyah), quanto para o lado de que mulheres podem ser sensuais e não usarem quase nada de roupa se assim quiserem (como fizeram no Rework da Evelyn, apesar de ela ser um demônio), ainda falta muito para se desconstruir.
Eu pessoalmente achei Zoe um personagem muito interessante, tanto seu visual quanto seu pack de habilidades me parece incrível e trabalhoso. Acho que Zoe será muito utilizada no mid daqui uns meses, não no lançamento, pois vai levar um tempo até aprenderem a dominar seu estilo de jogo e encaixarem no meio da partida. Adorei a forma como introduziram uma criança tão antagônica se comparada à anterior (Annie), que é na verdade um Aspecto e estou curiosa de como vão encaixar isso na lore do jogo.

E vocês o que acharam da Zoe? 

Por enquanto é isso gente, até mais

Tahhh

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

O que o protagonismo de Akatsuki no Yona tem a nos dizer sobre personagens femininas?

Yoooo minna!!

Lembram quando há muuuito tempo eu falei que Akatsuki no Yona era um shoujo... diferente? Pois então, depois de ver esse shoujo incrível (eu elogiaria muito mais se curtisse o gênero em si) resolvi fazer uma matéria, mas a procrastinação não deixou.
Meses depois, passando pela timeline do facebook vejo uma fanart linda do melhor casal do anime e me lembro de fazer uma matéria. Sobre o que vamos falar? Sobre o protagonismo feminino, não apenas em Akatsuki no Yona, mas nos shoujos em geral.

Uma breve sinopse sobre Akatsuki no Yona antes de continuarmos o assunto:
Yona é a princesa de seu reino, vive uma vida despreocupada onde seus únicos afazeres se referem a sua beleza, cuidar do rosto, da pele e principalmente de seus belos cabelos vermelhos; Yona é apaixonada por seu primo, Soo-Won. Sua vida era um conto de fadas até o momento em que tudo desmorona. Seu pai, um rei pacifista que não gosta de armas é assassinado no dia de seu aniversário de 16 anos por seu primo que busca o trono. Agora Yona deve fugir, protegida por Hak, seu amigo de infância e guarda-costas e unir forças para recuperar seu trono.

Por onde começar? Que se fizermos uma análise rápida de Akatsuki no Yona e algum outro shoujo? Amnesia, por exemplo. (ps: eu ia pegar o exemplo de Nisekoi, mas como a trama envolve muito um protagonista masculino, resolvi usar algum anime onde a protagonista feminina tenha um harém, mais parecido com Akatsuki no Yona).
Em Akatsuki no Yona temos o desenvolvimento de vários personagens, desde Yona uma princesa iludida com um mundo "cor de rosa" que vive sem preocupações e vai evoluindo até aprender como os cidadãos de seu reino vivem e criar uma mentalidade diferente sobre o mundo; até Hak, o amigo de infância que tentava acreditar que seu único propósito era defender a princesa de tudo e todos até o momento onde ele entende que ela quer protegê-lo também. Vamos focar em Yona, pois a pauta hoje é o protagonismo feminino.
Akatsuki no Yona é um shoujo fora do normal, além de um "harém" (como muitos animes adaptados de otome games) o anime envolve ação, mesmo que pouca, o que já é diferente de um shoujo comum. Normalmente as histórias se atém ao romance e um triângulo amoroso.


Yona desenvolve muitos aspectos ao longo do anime, desde cortar seus cabelos (o que sabemos, mostra uma grande mudança em personagens como ela - e Sakura Haruno por exemplo - pois a vaidade é algo de grande valor para ela), até aprender a manusear um arco e flecha. Yona percebe que não pode depender de Hak e dos outros para sempre, que eles estão dando o máximo de si e quase morrendo por ela, mas ela não faz nada. Apesar de, assim como seu pai, Yona não ser tão familiarizada com armas, ela trabalha duro para conseguir desenvolver a habilidade com o arco. Yona vira uma líder, alguém que seu povo precisa e que ouça sua voz.

Já em Amnesia, nossa protagonista viaja por mundo paralelos, afim de recuperar suas memórias e interage em cada mundo com um garoto diferente que tem interesse amoroso para com ela. Certo, estamos falando de um otome game, como Diabolik Lovers, e a temática é um harém invertido onde você tem que escolher um deles para ficar no final. Vamos falar então sobre um Shounen protagonizado por uma menina? Sousei no Onmyouji.

A protagonista é uma das exorcistas mais fortes do mundo, mesmo sendo uma das mais novas, assim como o protagonista. Logo que se encontram ela demonstra toda a habilidade que desenvolveu em anos de treinamento, ele tem medo de enfrentar demônios desde o incidente em sua infância.
Quando eles precisam enfrentar um aglomerados de demônios e só ela se manifesta, acaba tendo graves lesões e precisa ser resgatada por ele. Em seguida eles descobrem que terão que casar e gerar um filho, o exorcista mais poderoso.


Percebem a diferença? É um anime de fantasia, mas a protagonista é colocada de lado, mesmo que inicialmente tenha sido dito que ela era mais forte e habilidosa. A temática de Amnesia, de Ookami Shoujo, de Nisekoi, são todas diferentes, mas a submissão da protagonista feminina é a mesma, para que seja colocado de lado tudo que diz respeito a ela ser superior e independente.
Não me levem a mal, Ookami Shoujo to Kuro Ouji é um shoujo muito bom, eu adorei, mas reconheço que, se visto por um lado, é problemático.
Akatsuki no Yona quebra isso. A protagonista não tem que ser levada, protegida, sequestrada, por ninguém. Ela deve ser auto suficiente e ter uma mente própria, fazer suas próprias decisões, liderar seu povo.

Sinceramente quando comecei a ver, pensei que Yona não seria desenvolvida. Pensei que ela seria mais uma protagonista de shoujo genérico, que segue tudo que lhe é imposto, que não contesta, que não se manifesta, mas é diferente. Eu amei a forma como Yona foi pensada, como se encaixou no contexto da crise do reino e suas interações com os outros personagens.

Por hoje é só, espero que tenham gostado. Adorei fazer essa matéria, gostei da estrutura, o que acharam? Comentem 0/

bjÔ

Tahhh

sábado, 5 de agosto de 2017

Por que aprender uma nova língua?

Yooo minna >.<

Como amantes da cultura asiática, é difícil imaginar que algum de vocês não queira visitar pelo menos um país asiático, mas como vão visitar um deles sem conhecer outros idiomas? 

Monte Fuji ao fundo


Então vocês pensam: "Ah, mas japonês é muito difícil, inglês é a língua universal" ou "Se eu souber inglês não preciso de mais nenhum idioma". Isso até pode ser verdade, os lugares que recebem mais turistas, normalmente nos centros urbanos e pontos turísticos, tem um preparo maior para receber essas pessoas, principalmente quando muitos desses turistas são estrangeiros. Portanto os funcionários sabem falar ao menos o básico em inglês, as placas e menus tem legenda em inglês, inclusive em metrôs, placas de localização, hotéis, tudo isso para recepcionar bem clientes estrangeiros.

Akihabara - Bairro japonês conhecido mundialmente por ser o paraíso otaku

Mas e os locias mais afastados? Locais que não costumam receber muitos estrangeiros, que são localizados no interior ou mesmo nas metrópoles, porém afastados do grande movimento; esses lugares comumente não tem falantes de inglês, aliás a maioria não fala uma palavra em inglês. Caso você queira conhecer locais mais tradicionais ou pontos turísticos pouco requisitados, provavelmente vai sofrer um pouquinho para chegar à seu destino, e um pouquinho mais para conseguir apreciar o que almeja. 
E se vocês forem morar lá? Não são poucas as pessoas que moram com visto de turista em outros países, são prazos curtos (na Coréia do Sul são 3 meses), porém o suficiente para conhecer lugares, pessoas e um pouco da cultura local. Você terá um pouco de dificuldade em fazer compras em um mercado (por exemplo estoque de despensa, alguma coisa na farmácia e talvez até em um shopping) se não souber o básicão, ou pelo menos ler um pouco do que está escrito nas embalagens (vai que você compre um limpa-vidros no lugar do detergente? meu irmão fez isso, e olha que foi no mercado da esquina aqui mesmo).
Hongdae - Bairro coreano com grande presença de estrangeiros

Nessas circunstâncias, ter apenas o inglês pode complicar sua estadia, por isso é sempre bom saber o mínimo, ou o básico, do idioma local para aproveitar melhor a viagem.
Em todo os casos, sempre esteja preparado. O planejamento é a melhor coisa a se fazer, já vá se preparando agora! Você deseja muito viajar para algum país estrangeiro? Tenha pelo menos o inglês em sua lista, no pior dos casos você vai precisar fazer uma boa mimica para comprar um sabonete, mas se você acabar ficando apenas em centros urbanos bem sinalizados para estrangeiros, estará em boas mãos.
Sempre estude palavras ou frases básicas para sobrevivência (Título do jogo: Sobreviva uma semana em -insira o país-) como onde encontrar sinalização, hotéis ou restaurantes. Lembre-se, asiáticos no geral são bem mais formais, portanto palavras como: obrigado, desculpe ou com licença, são indispensáveis para passar uma boa primeira impressão. Tente decorar frases como "Sou turista e não falo seu idioma, poderia me ajudar?" para que mesmo os nativos que não falam inglês possam ao menos entender sua situação. Com o tempo em sua estadia, vocês vão começar a se acostumar com certas expressões e poder reproduzi-las vocês mesmos. Em qualquer situação você dispõe do tradutor não é mesmo? :v

Bem é isso por enquanto, espero ter ajudado vocês com alguma dica. Eu nunca viajei para fora do país, mas pretendo o mais rápido possível. Adoraria conhecer a Ásia toda, afinal é um continente muito interessante. Acompanho diversos canais de brasileiros que estão vivendo em outros países e as dicas que dei aqui são o que eu percebi essenciais para uma boa vivência.

Vou ficando por aqui, tomara que tudo que eu falei seja útil para algum de vocês!

bjÔ

Tahhh

Personagens com deficiências (PCDs) nos animes!

Retificação: Esse postf foi editado dia 05/09/2021.
O termo deficiente é pejorativo ao se referir às pessoas com deficiência, ciente disso, modifiquei algumas partes da escrita, mas o conteúdo continua o mesmo. Aproveitem a leitura :)

domingo, 16 de julho de 2017

Fanfics

Yooo minna!! Como vão?

Finalmente férias!! E como eu disse vou fazer muuuuuitas coisas boas para vocês.
Hoje lhes trago um tema bastante comum em nosso meio, mas que normalmente é ~mais conhecido~ por meninas já que não são muitos meninos que têm interesse nisso.
(Ps: estou começando a ver os animes desta e da última temporada para falar umas novidades sobre anime para vocês - talvez uma review - então talvez ainda essa semana tenha alguma matéria só sobre anime)

Enfim vamos pro tema!!

Porque a história não acaba até nós dizermos que está
O que são fanfics?
Apesar de ser um tema bem recorrente acredito que nem todos saibam o que é, então comecemos do básico. Fanfics, ou fanfictions, é exatamente o que o termo infere: histórias feitas por fãs. Essas histórias podem ser tudo o que os fãs desejarem: algo que mude ou não a história no geral, algo que crie ou amadureça um casal ou personagem específico, algo que coloque os personagens de certa história no universo de outra. Enfim, é tudo livre!
E não estamos falando apenas de personagens fictícios ou de filmes e séries. Estamos falando também de ídolos, existem fanfics para todos os gostos, inclusive para o pessoal fora do nicho anime/mangá/kpop. Existem fanfics sobre séries, cantores, youtubers e apresentadores.

Claro que as fanfics mais "famosas" são fanfics voltadas para o público que mais entra nas redes para ler aquilo, então é mais dificil encontrar fanfics sobre algo pouco conhecido. Até mesmo alguns animes tem poucas ou nenhuma fanfic destinada a eles.


Onde ler?
Existem muitos sites para se ler e cada um se adapta ao seu favorito, ou mais de um se preferir/gostar. Dependendo do layout, organização, autores e postura do próprio site você acaba escolhendo um favorito, ou amando todos e acompanhando suas fanfics favoritas. Muitos autores (profissionais?) escrevem suas fanfics e postam em mais de uma plataforma para ter seu trabalho mais reconhecido, compartilhado e aumentar seu público.
Lógico que não ganhamos nada com isso (até onde eu sei), os sites estão ali só para hospedar as histórias de autores dedicados para um público amável.
Mas respondendo a pergunta principal, aonde ler?
Os maiores e mais famosos são:




Com um aplicativo incrível e fácil de usar (atualmente porque o antigo era terrível) o spirit é uma das maiores comunidades. Ele cresceu bastante nos últimos anos, antes era bem voltado para fóruns de discussão e deixava as histórias como um segundo plano, mas isso há mais de 3 anos. Agora o site é recheado de fanfics de todos os tipos: histórias originais, universo ABO, fanfics de k-idols, de animes diversos (mas Naruto ainda reina), etc.
O aplicativo permite, assim como o site em si, que você adicione histórias à sua biblioteca, favorite e comente, seja notificado quando houver uma atualização, siga autores ou qualquer usuário. Além disso as histórias em sua biblioteca podem ser lidas offline, então você pode simplesmente adicionar quantas histórias quiser e ler em uma viagem longa, só não vai poder comentar enquanto estiver off line :(
Pelo que percebi, o spirit é mais voltado para o público geek, com muito público otaku, e o pessoal do kpop e apop. (Sério o spirit nesses últimos tempos só tem fanfic de kpop, CADE MEUS ANIMES???)



O wattpad é bem interessante, acho muito bonita a interface dele, que funciona bem mais no celular do que no pc, mas não deixa de ser linda de qualquer forma. Acho bem suave para ler nele, existem modos de regular a luz, as letras e o fundo (no spirit também podemos regular somente as letras e o fundo, porém não do mesmo jeito que no wattpad), o modo de rolagem de tela e comentários ao longo dos parágrafos são bem úteis. 
O único defeito para mim do wattpad é que não existem muitas histórias de animes ou mangás. A maioria são histórias originais (ótimas por sinal, os autores escrevem muito bem) e histórias de idols americanos. 
Porém como eu disse, as histórias originais são muito boas e bem escritas, e tem muito material gay (não posso dizer LGBT porque vi muita história gay e nada além disso) bem feito e produzido. Não são apenas histórias rasas e clichês, há também muita coisa original e bem aprofundada. 
Assim como o spirit, o wattpad permite que você leia suas histórias salvas offline, ele possui um recurso que permite aos usuários comentar exatamente no parágrafo sobre o qual você quer falar, sem precisar terminar o capitulo para comentar o que aconteceu lá no meio.


Eu não posso falar muito sobre o Nyah, pois usei muito pouco ele, mas sei que é bem conhecido. Vi poucas fanfics, porque estava procurando um shipp que na época pelo menos não era tão escrito no spirit: Spideypool (Spiderman x Deadpool). Gostei bastante da forma como o Nyah se apresenta, mas infelizmente não me conquistou, apesar de ser bem conhecido ele é bem menor que os dois primeiros que mencionei, portanto tem poucas histórias (ainda mais do que eu gosto que são coisas nada a ver xD).

Por onde começar?
Se você é novo no universo das fanfics, vai querer saber como fazer suas escolhas iniciais. Comece com um assunto que você goste e saiba bastante, tem muitas fanfics que introduzem coisas que não são conhecidas por todos (apenas os mais viciados mesmo) e você não vai gostar de ficar meio por fora do assunto. Escolha categorias que você goste, não adianta você escolher uma fanfic de Naruto se você não curte anime, ou de BTS se você não sabe quem são os membros. Procure conhecer os termos e gírias utilizados dentro do universo que você vai ler, é bem importante essa parte pois muitas vezes o que você está lendo tem termos próprios que não são muito utilizados (por exemplo o universo ABO, ou yaoi e yuri).
Pesquise seus shipps favoritos, categorias favoritas e gêneros favoritos.
Personagens de Boku no Hero no mundo de Harry Potter (Você realmente vai encontrar de tudo nas fanfics)

 Lembre-se, as fanfics não têm o mesmo tema que a obra original, na maioria das vezes não tem quase nada a ver com a obra original, então não espere um mundo igual ao que você já conhece, use isso para expandir horizontes e descobrir o que amantes das mesmas coisas que vocês, pensam sobre como a obra deveria ter sido ou continuar.
Caso você queira se inteirar em um assunto - por exemplo: você acabou de conhecer um grupo novo e quer ler mais sobre ele para conhecer xs meninxs - procure algumas fanfics para saber de certas coisas, alguns autores incluem coisas pouco conhecidas sobre o tema em questão ou até mesmo sobre a personalidade ou história dos personagens.

Um shipp de Overwatch que eu adoro, mas que também traz consigo muitos esteriótipos
Hanzo e Mccree <3

~BÔNUS~

Vocês sabiam? O fandom do EXO é tão dedicado em fazer histórias genuínas sobre os membros que ao redor do mundo foram criadas tantas fanfics lindas que decidiram transformá-las em livros.
(Desculpem, eu não pesquisei muito sobre isso, se eu vier a pesquisar vou editar aqui)
Existem diversos livros de fanfics do EXO, normalmente são coletâneas de diversas histórias - dx mesmx autorx ou de autores diferentes - e agora o fandom brasileiro também está fazendo. O projeto Book of fanfics começou em 2015 e traz 10 histórias, além desse existem outros, eu infelizmente não conheço (só sei que existem mesmo) e nunca li nenhuma delas então não posso afirmar nada para vocês. Ah sim, existem também histórias de outros países (caso alguém esteja interessado), cujas escolhas foram as histórias mais famosas para compilar no livro. Sério quem estiver o minimo interessado, procure! As capas são lindas e pelo que ouvi falar as histórias são mais ainda.


Então é isso pessoal >o<  (Quase esqueci de colocar o bônus kkkk)
O que completa esse assunto aqui é a matéria de Shipps (GENTE DO CÉU, agora que reli essa matéria do ano passado -Kami eu to ficando velha- não fala absolutamente nada sobre Shippar, só sobre meus shipps favoritos ~que alias ta desatualizado porque não tem nada de overwatch~ então eu provavelmente farei uma nova, sobre shippar e com shipps novos)

Bye bye

Espero que tenham gostado bastante, eu curti muito fazer isso :3
Vocês leem em alguma plataforma? Escrevem por acaso? Me contem sz

bjÔ

Tahhh

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

O que esperar de 2017 e por onde eu ando?

Yooo minna-san
Estou aqui hoje para falar algumas coisinhas sobre 2017, esse ano que tanto esperamos! Mas primeiramente, o que eu ando fazendo?
Enfim, nas férias eu acabo relaxando demais e me deixando levar então saio completamente da rotina. Consequentemente eu acabo não fazendo nada, nem no blog nem na vida, mas calma gente isso vai mudar!
Vou começar um bullet journal para me organizar e seguir metas (se vc não sabe oque é um bujo não se preocupe, vou fazer uma matéria sobre isso!) e então provavelmente teremos pelo menos uma matéria por mês!!! \0/
Ultimamente eu ando vendo séries, animes, lendo bem pouco, jogando e dormindo pra caramba! O ano mal começou e já tivemos coisas incríveis, como:
  1. Ano do Galo em Overwatch
    Um evento inspirado no ano novo chinês, que traz um novo modo de jogo e diversos itens e por sinal acaba hoje :(
    Mei Luna
     
  2. Lua Sangrenta em LoL
    Um evento que traz um modo de jogo (assim como overwatch) muito ágil e divertido de jogar - eu que nunca tinha jogado com assassinos me dei super bem e agora posso arriscar mais nos jogos :)
    Diana Lua Sangrenta
  3. Animes que estávamos esperando há anos
    Tudo bem, muitos ainda não lançaram, mas já foram confirmados e tem data de estreia! Por enquanto podemos nos deliciar com Ao no Exorcist, apesar de ficar meio confuso a parte que eles cortam para quem não acompanha o manga (me) é ótimo e tem uma boa animação.
    Temos grandes sucessos confirmados como Shingeki no Kyojin, Boku no Hero Academia, DanMachi e KonoSuba.
    Segunda temporada de Ao no Exorcist
    Também temos vários lançamentos importantes no mundo dos livros e séries, como Stranger Things 2 em outubro desse ano e o terceiro livro da séria Rainha Vermelha (King's Cage, traduzido como A Prisão do Rei).
    Vou trazer mais coisas pra vocês ao longo deste mês, datas de lançamento, novos títulos e animes que curti bastante. Ah, estou escrevendo fanfics no spirit :3 vou falar sobre isso também!!
Por enquanto é só minna, bye bye (~*o*)~

bjÔ 

Tahhh