sábado, 5 de agosto de 2017

Por que aprender uma nova língua?

Yooo minna >.<

Como amantes da cultura asiática, é difícil imaginar que algum de vocês não queira visitar pelo menos um país asiático, mas como vão visitar um deles sem conhecer outros idiomas? 

Monte Fuji ao fundo


Então vocês pensam: "Ah, mas japonês é muito difícil, inglês é a língua universal" ou "Se eu souber inglês não preciso de mais nenhum idioma". Isso até pode ser verdade, os lugares que recebem mais turistas, normalmente nos centros urbanos e pontos turísticos, tem um preparo maior para receber essas pessoas, principalmente quando muitos desses turistas são estrangeiros. Portanto os funcionários sabem falar ao menos o básico em inglês, as placas e menus tem legenda em inglês, inclusive em metrôs, placas de localização, hotéis, tudo isso para recepcionar bem clientes estrangeiros.

Akihabara - Bairro japonês conhecido mundialmente por ser o paraíso otaku

Mas e os locias mais afastados? Locais que não costumam receber muitos estrangeiros, que são localizados no interior ou mesmo nas metrópoles, porém afastados do grande movimento; esses lugares comumente não tem falantes de inglês, aliás a maioria não fala uma palavra em inglês. Caso você queira conhecer locais mais tradicionais ou pontos turísticos pouco requisitados, provavelmente vai sofrer um pouquinho para chegar à seu destino, e um pouquinho mais para conseguir apreciar o que almeja. 
E se vocês forem morar lá? Não são poucas as pessoas que moram com visto de turista em outros países, são prazos curtos (na Coréia do Sul são 3 meses), porém o suficiente para conhecer lugares, pessoas e um pouco da cultura local. Você terá um pouco de dificuldade em fazer compras em um mercado (por exemplo estoque de despensa, alguma coisa na farmácia e talvez até em um shopping) se não souber o básicão, ou pelo menos ler um pouco do que está escrito nas embalagens (vai que você compre um limpa-vidros no lugar do detergente? meu irmão fez isso, e olha que foi no mercado da esquina aqui mesmo).
Hongdae - Bairro coreano com grande presença de estrangeiros

Nessas circunstâncias, ter apenas o inglês pode complicar sua estadia, por isso é sempre bom saber o mínimo, ou o básico, do idioma local para aproveitar melhor a viagem.
Em todo os casos, sempre esteja preparado. O planejamento é a melhor coisa a se fazer, já vá se preparando agora! Você deseja muito viajar para algum país estrangeiro? Tenha pelo menos o inglês em sua lista, no pior dos casos você vai precisar fazer uma boa mimica para comprar um sabonete, mas se você acabar ficando apenas em centros urbanos bem sinalizados para estrangeiros, estará em boas mãos.
Sempre estude palavras ou frases básicas para sobrevivência (Título do jogo: Sobreviva uma semana em -insira o país-) como onde encontrar sinalização, hotéis ou restaurantes. Lembre-se, asiáticos no geral são bem mais formais, portanto palavras como: obrigado, desculpe ou com licença, são indispensáveis para passar uma boa primeira impressão. Tente decorar frases como "Sou turista e não falo seu idioma, poderia me ajudar?" para que mesmo os nativos que não falam inglês possam ao menos entender sua situação. Com o tempo em sua estadia, vocês vão começar a se acostumar com certas expressões e poder reproduzi-las vocês mesmos. Em qualquer situação você dispõe do tradutor não é mesmo? :v

Bem é isso por enquanto, espero ter ajudado vocês com alguma dica. Eu nunca viajei para fora do país, mas pretendo o mais rápido possível. Adoraria conhecer a Ásia toda, afinal é um continente muito interessante. Acompanho diversos canais de brasileiros que estão vivendo em outros países e as dicas que dei aqui são o que eu percebi essenciais para uma boa vivência.

Vou ficando por aqui, tomara que tudo que eu falei seja útil para algum de vocês!

bjÔ

Tahhh

Nenhum comentário:

Postar um comentário