quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Feira do Livro 2017!!

Yooo minna
Como eu amo a feira do livro trago-lhes um pouco do que foi. Esse ano fiquei realmente em dúvida se ia ou não, afinal estava sem dinheiro - como sempre - e queria comprar coisinhas no shopping. Acabei decidindo por ir, afinal a feira do livro acontece apenas uma vez por ano :v
Diferente dos outros anos, meu irmão foi e ficou perdido/decepcionado. Ele disse que esperava mais e que parecia um evento de anime, só que com livros. Então eu fiquei pensando, para ele - e meu namorado - andar pela feira do livro é como ir num evento de anime mesmo: você olha as bancas, vê se tem algo diferente, compara o preço de uma coisa na outra banca pra ver se está mais barato e no fim leva algumas poucas coisas.
Claro que, assim como nos eventos, a feira do livro tem atrações, mas nós não costumamos ir ver as atrações, só olhar e comprar coisas mesmo. Mas, vou deixar meu relato (que postei no instagram) sobre o que eu penso da feira do livro.
"O que eu mais gosto na feira do livro é que, pelo menos eu, não se vai procurando um livro, mas sim querendo encontrar algo. Pode parecer confuso, mas a primeira vez que eu fui estava decidida a encontrar um livro que eu amei (que a Mô me emprestou), mas não encontrei em lugar algum, ao invés disso encontrei aquele que veio a ser meu livro favorito. Nas próximas feiras a mesma coisa, ano passado por coincidência encontrei o ultimo volume que havia na feira de um livro recém traduzido que tem muuuita informação sobre genética (que é uma área que amo). Esse ano eu queria algo diferente, pensei em comprar Will & Will, mas então achei esse da foto e me pareceu encaixar tão bem com o diferente que eu queria. Meu namorado não queria um livro, até toparmos com Battle Royal (livro que inspirou PUBG, que é seu jogo favorito). O mano queria algo, mas é tão desacostumado com a leitura que nem sabia por onde começar, até encontrarmos um livro que ele curtiu (apesar de ficar em dúvida entre Pax e este que ele levou). Essa é a magia da feira do livro, vc se encontra em algo que não estava esperando, num ambiente receptivo que te convida a abrir a mente para todas as possibilidades."

Apesar do início parecer meio filosófico/confuso faz todo o sentido para mim. Talvez você não experiencie isso na primeira, nem na segunda vez que for na feira (bienal em outros estados), porém quando se der conta sua visão até mesmo sobre a leitura vai mudar.
Mas deixando de lado minha visão sobre a feira, vamos para a parte onde falamos sobre os livrinhos. Nessa feira vi bastantes livros diferentes, que ou eu não tinha notado nas outras, ou eles realmente não estavam lá. Dessa vez eu realmente não sabia se ia levar algo ou voltar de mãos vazias, acabei por comprar "Deixe a neve cair", um livro que reúne três contos e eu já tinha visto, mas nunca me interessei. Fiquei em dúvida entre este e Will & Will, porém o último estava com um preço exorbitante se comparado ao que você acha na internet.


Meu irmão queria algo, apesar de não ler muito, e não fazia ideia do que comprar, então encontramos um livro que parece interessante e do qual eu já tinha ouvido falar, o primeiro volume de uma saga "O aprendiz de assassino".

Já meu namorado não queria levar nada porque estava sem tempo para ler (alias isso dá um gancho para algo que quero muito falar depois dessa parte), mas eu queria dar algum livro para ele. Então, na mesma banca onde compramos o livro do mano, encontramos o livro de "Battle Royal" que inspirou o jogo (que é a nova sensação) PUBG. Como ele já tinha falado muito nesse livro e não tinha encontrado mais nada, levamos esse. Eu alias comecei a ler quando estavamos na casa dele e eu estava entediada. O tema de Battle Royal me lembra muito BTOOOM!!!, que alias veio depois dele, mas como eu conheci BTOOOM antes é o primeiro que me vem à mente, e eu gostei bastante do início do livro, quando terminar de ler farei uma resenha aqui.


Como eu disse um pouco acima, tem uma coisa que eu queria muito falar sobre a feira desse ano. O slogan foi "Tempo para ler, todo mundo tem" pois a desculpa de muitas pessoas não lerem é a falta de tempo. Mas como nós sabemos, não é bem assim.
Eu mesma não estou lendo porque não tenho como me concentrar na leitura. O pouco tempo que tenho para ler no ônibus ou nos intervalos de aula seriam o suficiente para ler alguns dos livros que estão parados na minha estante, porém não consigo me concentrar em ler pois estou estudando em dois cursos - ainda - e se me desfocar muito não irei bem nas matérias. Estou consciente disso e por esse motivo não estou lendo agora, mas nas férias lerei tudo que não consegui esse ano.
Retomar o ritmo de leitura é dificil, iniciar um sem nunca ter tentado é pior ainda, mas a feira está incentivando, como sempre fez, dessa vez de uma forma mais descontraída. Uma das publicidades que vi na página do face era um vídeo de alguns minutos de alguém estourando um plástico bolha, outro sobre possíveis eventos paranormais, e no final de cada um aparecia a mensagem "Você acabou de assistir tantos minutos de tal coisa... Tempo para ler, todo mundo tem".
Essa publicidade foi genial, porque é ao mesmo tempo divertida e sincera. Você tem tempo, é só saber utilizá-lo. E você sabe que passa horas na frente do pc/celular em suas redes sociais fazendo nada (eu mesma faço isso).
Enfim, essa feira foi tão boa quanto as outras e pude aproveitar bastante inclusive. Espero poder levar meu irmãozinho mais novo nos próximos anos. Vocês costumam ir em feiras/eventos regionais? Comentem ai!

Por enquanto é isso, bye bye


Tahhh

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Precisamos falar sobre Zoe

Olá minna-san! Como vão?
Hoje trago para vocês uma matéria quentíssima sobre a mais nova campeã revelada de LoL: Zoe, o Aspecto do Crepúsculo. Você pode ver o Teaser dela aqui.


Desde que foi revelada, Zoe causou grande alvoroço na comunidade. Assim como todo campeão novo, muitos especularam quais seriam suas habilidades e em que lane ela se encaixaria. Em seu teaser observamos também seu estilo, tanto visual quanto mecânico.
Vou dividir essa matéria em 3 partes, inicialmente falarei sobre o estilo de jogo de Zoe, em seguida sobre sua estética e logo depois sobre uma coisa que me incomodou bastante: suas falas!
Então vamos a parte 1 0/

Ao serem reveladas as habilidades e detalhes da campeã começaram a questionar diversas coisas sobre essa menina brincalhona.
Alguns acham que suas habilidades são muito roubadas (visto que o criador de Zoe é o mesmo de campeões como Yasuo, Kalista e Zyra), outros acham que ela será fraca, mas, assim como muitos streamers, acredito que Zoe demandará muita mecânica. Combinar as skills, saber a hora de iniciar uma luta e escapar dela, vai requerer um nível considerável do jogador. Zoe trás um novo estilo de jogo e uma nova e inédita habilidade ao jogo: sleep. Zoe é a primeira campeã a possuir uma skill que faz os inimigos adormecerem, seu E se chama "Bolha do soninho" e tem a seguinte descrição:
"Zoe lança uma esfera que é detonada ao atingir o primeiro alvo, causando Dano Mágico e deixando o inimigo atingido sonolento. Depois de alguns segundos, os inimigos sonolentos adormecem brevemente e recebem dano adicional no próximo ataque ou feitiço. Sempre que um inimigo adormece, o Tempo de Recarga desta habilidade é reduzido."

Além de ter um estilo de jogo diferente, muitos estão falando sobre a estética de Zoe, que não lembra LoL. Suas expressões faciais e o modo como se apresenta lembra muito um personagem cartoonizada. Sim, Zoe é uma personagem diferente, afinal é somente a segunda personagem infantil do jogo (sem contar Amumu), e diferente de Annie - que é uma gótica trevosa que invoca um Urso em chamas pra te matar - Zoe é hiperativa, gosta de doces e coisas fofas assim como a maioria das crianças. 
Se eu pudesse descrever Zoe de uma forma, diria que ela é uma junção da hiperatividade da Jinx com a loucura da Lulu, numa criança que esbanja cores e expressões infantis. Mas porque isso incomoda tanto?

Imagem do facebook comparando as reações de jogadores sobre o rework da Eve e o lançamento de Zoe

A imagem acima apareceu na minha timeline do facebook bem depois de todos os videos, postagens e comentários sobre como Zoe é infantil e sobre estarem transformando o LoL em um "jogo de criança". Antes mesmo de ver essa imagem eu já tinha pensado nisso, pois amei o Rework da Evelyn, ela se transformou verdadeiramente na succubus que sempre foi, porém muita gente reclamou (e ainda reclama) de sua sensualidade - desde as falas, até a forma como foi dublada - com o argumento de que LoL é um jogo com grande público infantil. Não vou entrar muito nesse assunto aqui pois pretendo fazer uma matéria somente sobre isso e vou linkar quando estiver disponível, mas voltando ao assunto...
Quando Eve, uma personagem sensual por natureza, foi representada fielmente, houveram muitas represálias e reclamações pedindo uma mudança (a Riot inclusive teve de censurar a Eve na China, mas apenas de forma estética), já quando Zoe foi revelada, houveram reclamações por seu estilo infantil. A questão não é a sensualidade ou infantilização do jogo, é a forma como o jogo foi moldado. 
Os novos campeões, principalmente as femininas, vêm sendo criticados a cada lançamento, pois os Rioters estão tentando trazer coisas diferentes - não apenas mulheres padrões de peitos grandes e cintura fina que usam roupas chamativas, mas sim campeões que tenham essência e sentido. Taliyah e Illaoi são grandes exemplos, as duas foram duramente criticadas e chamadas de "feias" apenas por não seguirem o padrão estético das outras personagens.
Por mais que yordles sejam fofos e lembrem algo infantil, eles não são crianças! E já fazia muito tempo que o lol não recebia uma criança como campeã (praticamente desde seu começo). Então Zoe condiz com a nova atitude dos rioters em terem liberdade de criar personagens diferentes. Suas expressões faciais lembram muito o que fizeram com a Poppy e a Tristana, trazer expressões faciais ajudam e muito a fazer o campeão parecer mais animado. Os outros campeões ainda não possuem expressões, pois é algo novo (talvez difícil de se reproduzir), mas é bem provável que os futuros tenham.
Até agora o que sabemos de Zoe é que ela é um aspecto de Targon, assim como Pantheon, apesar de mal ter sido revelada já existem teorias sobre ela (até mesmo uma sobre ela ser um Darkin), mas isso é o que temos de oficial. Assim como temos também suas falas com interações especiais entre alguns personagens.
A dubladora de Zoe no NA faz com que a personagem pareça muito infantil e hiperativa, no PT ela parece muito menos ativa e um pouco mais velha (beirando a adolescência), o que eu acho que tirou um pouco da essência de Zoe. Porém não é isso o que me deixou mais chateada com os rioters que desenvolveram ela.

Splash Art Clássica de Zoe

Zoe tem uma personalidade infantil, por mais que o Aspecto que domine ela tenha milhões de anos e seja até mais velho que Aurelion Sol, ele ainda age como uma criança, então por que temos falas como "Vc é minha rival, prepare-se para ser destruída" direcionada à Lux? 
Em suas falas notamos como ela se dirige a yordles como coisas fofas e a Aurelion como um ser arrogante que não passa de um "pet" pra ela, mas também notamos um amor platônico por Ezreal e um ódio mortal pela Lux, motivo? Ciúmes (ou inveja).
Pode ser que com seu desenvolvimento no servidor oficial (não no PBE) a lore dela explique porque ela age desse jeito. Não estou dizendo que uma paixonite não pode acontecer, é até engraçadinha a forma como ela fica nervosa ao interagir com Ez, porém a competição feminina é o problema.
O que sabiamos do relacionamento de Lux e Ez antes de Zoe chegar era que eles teriam um caso, alguma relação escondida ou mascarada, mas nada confirmado. Então Zoe tem interações que dão a entender que eles estão namorando: ela fala para Ez "Não estou dizendo que Lux não é uma boa namorada, mas você podia fazer melhor", enquanto que para Lux ela diz "Você por acaso sabe que ele gosta de você?" o que ao meu ver há duas interpretações: Lux não dá muita bola para Ez ou Zoe acha que ela não dá a devida atenção que Ezreal merece.
Aonde quero chegar com isso tudo? Na rivalidade feminina, a competição por um homem. Tá, você pode estar me achando A feminazi radical, mas no fundo - e se você terminar de ler isso - vai ver que não é tanta loucura.

Quando a Ahri Star Guardian foi lançada, uma das interações com Xayah era "Seu namorado me ligou... de novo" e então já vemos um nítida rivalidade, pois Ahri é uma vastaya, assim como Rakan e Xayah, e usa de sua beleza para atrair os homens. Xayah é uma namorada ciumenta e facilmente irritável, por mais que eu não goste desse esteriótipo em um personagem tão legal, isso é parte da essência de Xayah. Plantar uma "traição" no jogo do único casal propriamente dito é bobo, mas ao mesmo tempo algo que dá uma história.
Já o amor platônico de Zoe por si só não faria mal nenhum, se não fosse o fato de ela odiar Lux só pelo fato de ela namorar o Ez. Essa coisa de endeusar sua paixonite é bem comum na adolescência, então não acho que a riot pecou nas frases onde Zoe fala que Ez é muito legal e bonito, porém fazer com que uma rivalidade entre duas meninas apareça por causa dele é reforçar o esteriótipo de que mulheres devem ser inimigas. 
O jeito agressivo como Zoe fala com Lux, suas frases e o contexto todo só reforçam isso. Ela podia ficar triste por Ez ter uma namorada, comentar isso, mas não forçar nada que desestimule seu relacionamento - que é exatamente o que ela faz quando fala que ele "ainda não notou o quanto eu sou legal" e que "odeio tudo sobre ela".
Por mais que o LoL tenha se desconstruído, tanto para o lado de que mulheres não precisam ser sensuais e usarem roupas curtas (como ele faz com Taliyah), quanto para o lado de que mulheres podem ser sensuais e não usarem quase nada de roupa se assim quiserem (como fizeram no Rework da Evelyn, apesar de ela ser um demônio), ainda falta muito para se desconstruir.
Eu pessoalmente achei Zoe um personagem muito interessante, tanto seu visual quanto seu pack de habilidades me parece incrível e trabalhoso. Acho que Zoe será muito utilizada no mid daqui uns meses, não no lançamento, pois vai levar um tempo até aprenderem a dominar seu estilo de jogo e encaixarem no meio da partida. Adorei a forma como introduziram uma criança tão antagônica se comparada à anterior (Annie), que é na verdade um Aspecto e estou curiosa de como vão encaixar isso na lore do jogo.

E vocês o que acharam da Zoe? 

Por enquanto é isso gente, até mais

Tahhh